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Publicado em 4 fev 2014 em Dicas da Tati | 4 comentários

Um ingrediente fundamental para a perda de gordura!

Um ingrediente fundamental para a perda de gordura!

Por Julia Engel

Muitas vezes observo que as pessoas se preocupam tanto com a distribuição dos macro nutrientes na dieta e acabam deixando de lado uma substância fundamental para compor um programa alimentar saudável e focado na redução de gordura – as fibras alimentares!

Elas são importantes não só para o bom funcionamento intestinal (como já é bem discutido), mas também para a redução de gordura corporal. Isso porque elas são capazes de reduzir o índice glicêmico da refeição mantendo a glicemia estável ao longo do dia! Deste modo não haverá estímulos (sinalização) para o armazenamento de gordura corporal.

A quantidade diária recomendada de fibras é de 25 a 30g, que deve ser bem distribuída para que haja este equilíbrio hormonal, e consequente redução da insulina circulante. A insulina é o hormônio mais anabólico do corpo, ou seja, quando esta está elevada no organismo significa estarmos sempre sinalizando bioquimicamente o armazenamento (na grande maioria do tempo o armazenamento de gordura).

Uma vez que não havendo grandes oscilações na glicose (e insulina) ao longo do dia, aí sim, basta ajustarmos os macros da dieta, ou seja, ajustar a quantidade ideal de carboidrato, proteína e gordura para cada pessoa focando no objetivo de cada um.

Lembre-se de evitar os carboidratos isolados (como barrrinhas e biscoitinhos light) e ao colocá-los longe dos horários de treino inclua sempre alguma boa fonte de fibra.

Um exemplo de fibra bem prático e que pode ser adicionada à sua alimentação é a farinha de casca de maracujá. Ela é vendida em pó e pode ser adicionada a receitas ou bebidas. Cada colher de sopa fornece em média 6g de fibras. Além desta, as folhas também são excelentes fontes. Aumente o consumo destas para que a sua dieta seja ainda mais eficiente!

Lembre-se de que para ganhar massa muscular e perder gordura não adianta apenas contar calorias dos alimentos! Não faça isso! Trabalhe com a qualidade do alimento ingerido em cada refeição. Além disso, as fibras têm associação direta com o equilíbrio da pressão arterial, colesterol e melhora da sensibilidade à insulina (controle do diabetes).

Beijos! Até mais..

4 Comentários

  1. Adorei a dica!!!

    O blog tá muito legal!
    :)

    beijo

  2. Hum… boa dica! Tks ;)

  3. Gostei da dica da farinha de maracujá :)

  4. Tati, gostaria muito de saber a tecnica usada para levantar mais peso no agachamento. Quero e preciso melhorar a carga para ter um resultado melhor.
    Obrigada.

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