Menu Principal
TwitterRssFacebook
Categorias

Publicado em 11 abr 2014 em Destaques, Dicas da Tati, Sem categoria | 1 comentário

INSULINA: ALIADA OU VILÃ?

INSULINA: ALIADA OU VILÃ?

Por Gabriela Pescarini - @gabipescarininutri

A INSULINA é um hormônio produzido pelo pâncreas em resposta ao consume de carboidratos e proteínas.

A partir do pâncreas, a insulina entra na corrente sanguínea e viaja para vários tecidos, incluindo os músculo. As fibras musculares possuem RECEPTORES de insulina. Uma vez que a insulina alcança seu receptor, ele sinaliza para célula muscular para “abrir portas”. Isto permite que a glicose, aminoácidos, e creatina entrem nos músculos.

A insulina promove reações bioquímicas no músculo que aumentam a SÍNTESE de PROTEÍNAS. Além disso, a insulina diminui a degradação muscular, o que aumenta ainda mais o crescimento muscular. Ela também auxilia indiretamente o desenvolvimento muscular fazendo com que os vasos sanguíneos dilatem, permitindo maior fluxo sanguíneo para os músculos. Ao aumentar o fluxo de sangue, a insulina pode ajudar a obter ainda mais nutrientes para os músculos.

Mas se ela é boa para a construção muscular, por que devemos controlar seus nível? A liberação de insulina sinaliza que o corpo que acaba de ser alimentado. Desde que o corpo está sempre tentando poupar energia, ele para a queima da gordura armazenada e passa a utilizar os nutrientes que acabaram de ser ingeridos. Além disso, a insulina sinaliza para as células ADIPOSAS que é hora de abrir as portas para armazenar nutrientes.

Esse aumento na captação de glicose e gorduras faz com que o corpo armazene mais GORDURA CORPORAL.

Ela reduz os níveis de glicose no sangue de forma ordenada, porém se o consumo de carboidratos simples for elevado, pode acontecer o efeito rebote: o açúcar no sangue baixa que resulta de um acidente é conhecido como HIPOGLICEMIA. Os níveis de energia caem rapidamente, aparecem tremores, dores de cabeça e pior: FOME!

Entenderam a importância de modular os níveis de insulina através da alimentação?

1 Comentário

  1. Adorei o post e finalmente consegui entender…..bjkksss

Participe! Comente:

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>