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Publicado em 25 nov 2013 em Destaques, Dicas da Tati | 5 comentários

Estratégia para perda de gordura

Estratégia para perda de gordura

Oi, gente! Tudo bom??

Estou um pouquinho sumida, né? É que final de ano é uma correria só, mas eu prometo que logo logo nosso blog vai estar cheinho de novidades =)

Bom, vamos ao que interessa! Hoje eu peguei esse texto da nutri Julia Engel, que atende o casal Beta e Rodrigo do Frango com Batata Doce, e quis compartilhar com vocês! Espero que gostem!

Estratégia para perda de gordura

Vou falar hoje de um tema que interessa à muita gente! Vamos discutir um método que pode ser usado para favorecer a redução de gordura corporal. Não é uma regra para a perda de gordura e nem uma reeducação para ser seguida durante a vida toda. Vou apenas apresentar um “caminho bioquímico” que poderia estimular a queima de gordura. Lembrando que são apenas pesquisas e teorias.

No último congresso que fui nos EUA no início deste mês alguns pesquisadores mostravam estrátégias que poderim ser utilizadas para melhorar a performance de altletas em maratonas. No caso, o objetivo deles era melhorar o sistema aeróbico do atleta. Como o sitema aeróbico é o sistema pelo qual a gordura é oxidada (“queimada”) é provável que maximizando-o poderemos acelerar a queima de gordura corporal. Então, por que não trazer estes resultados para praticantes de atividades físicas que tenham como objetivo a redução do percentual de gordura?

A estratégia se baseia em forçar o organismo a treinar com o estoque de glicogênio bem reduzido, pois deste modo obrigaríamos o corpo a utilizar a gordura como fonte de energia para a atividade. No estudo o objetivo era melhorar todo o sistema de oxidação de gorduras dos atletas para que os mesmos pudessem poupar o glicogênio (reserva de carboidrato)  para um final de prova (o que teoricamente melhoraria o redimento e reduziria o tempo total de prova).

No nosso caso, se o objetivo é acelerar a queima de gordura, estaríamos estimulando (e melhorando o trabalho de) as enzimas e mitocôndrias necessárias para tal.

Como fazer? A metodologia consiste em treinos aeróbicos que sejam feitos não em jejum, mas sim com os estoques de glicogênio reduzidos. Para isso a dieta se basea em aumentar o aporte de proteínas magras e gorduras ( de forma calculada e não à vontade). No caso da gordura obviamente não serão gorduras saturadas (ou “ruins”). O carboidrato não é completamente retirado, mas sim, reduzido (sempre de baixo índice glicêmico). O mais importante a respeito dos carboidratos seria não coloca-lo pós-treino para não haver recuperação de glicogênio e nem imediatamente antes.

Essa dieta seria cíclica, sendo essa estratégia seguida por algo em torno de 1 semana. Mas cuidado: ela é feita para atletas com grande capacidade aeróbica, que estão acostumados e são capazes de treinar assim! Iniciantes não devem fazer, pois pode haver hipoglicemia grave.

Atenção! Não estou dizendo que o carboidrato não seja importante para a perda de gordura. Ele é! É inclusive fundamental em qualquer programa alimentar. Eu só quis demosntrar que um caminho utilizado para melhorar a performance de atletas poderia ser também uma estratégia interessante a ser pensada a respeito!

Bons Treinos!

Julia Engel

5 Comentários

  1. Oi Tati!!!
    Realmente vc está sumida…rs
    Treino bem, mas tenho muita dificuldade em diminuir o % de gordura, estou focada nisso ultimamente então é sempre bom pensar em algumas variações pra ver como elas respondem no nosso corpo não é?! Seu corpo é lindo e ele é minha inspiração! :)
    Não abandona a gente, adoro seus posts!
    Bjs

  2. Parabéns pelo blog e pelo seu corpo que é maravilhoso!

  3. Da uma dica do q comer antes e depois entao, pleease

  4. Tudo bem. Mas qual a estratégia da perda de gordura? somente aeróbio? esperava uma dica de treinos pra queima de gordura.. Existe algum treino e alimentação que você possa passar no blog?

  5. Olá Tati estava triste hoje pela manha,na procura de ajuda como perder gordura abdominal encontrei seu blog que e maravilhoso,tenho 45 anos peso49 altura1,51 sem filhos mas tenho abdomen enorme 90cm, ontem fiz exame bioimpedanciometria que me assustei mais ainda porcentual de gordura 33,90 massa magra 32,6 , imc21,9 tmb99,o medico pediu para eu diminuir o doce e fazer musculação e disse que estou com percentual de gordura alta ponto.Li quando disse que não é nutricionista etc, mas peço ajuda dicas do que comer qual realmente exercicio caminhada,correr adoro mais ´so fico mais magra e a barriga continua, claro que diminui, mas fico desanimada por não ver resultado fora a celulite por conta do doce,se puder me responder fico imensamente agradecida bjo.

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