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Publicado em 6 jul 2013 em Destaques, Dicas de Treino | 45 comentários

Aeróbico em Jejum

Aeróbico em Jejum

Oi, gente!! Já falei bastante sobre aeróbio em jejum no meu instagram, mas aqui consigo juntar tudo e falar mais detalhado pra vocês!

Faço aeróbio em jejum (de no mínimo seis horas) assim que acordo, em baixa intensidade (a 6 km da esteira, por exemplo) por no máximo 40 minutos. Durante o aeróbico tomo 15 g de BCAA diluído em 750 ml de água (mas quem tiver cápsulas pode usar também) se quiser pode tomar uma cápsula de cafeína ou café preto sem açúcar ou sem adoçante.

Eu faço para potencializar a queima de gordura como complemento da minha dieta e treinos durante a semana. Meu médico, assim como outros pesquisadores e profissionais na área, defende essa técnica e ainda acrescenta que durante o aero NÃO se experimentou o catabolismo muscular, somente a oxidação de gordura, lembrando que essa técnica não tem nada a ver com alta performance no aero, é usada somente para fins estéticos e para melhorar a composição corporal. Há quem discorde, afirmando que precisamos do mínimo de carboidrato/glicose para a queima de gordura.

Enfim, a melhor técnica de solicitar a gordura como fonte de energia ainda é um dilema. Então, vamos respeitar a opinião de cada profissional. Eu confio em profissionais de sucesso e que me mostrem resultados de forma saudável. E sempre usei essa técnica quando quero secar, dia sim/dia não, longe dos horários de musculação.

Antes de dar algumas dicas, gostaria de deixar bem claro que para uma dieta específica é necessário ter a supervisão de um profissional, não esqueçam disso!

Dicas:

1. A minha refeição pós aero é 1 Shake batido com água e whey e um Salgado Maromba, mas vocês podem comer panqueca de claras com banana, ovos mexidos com 1 fatia de pão integral, patê de atum com cottage , o clássico frango com batata doce, tapioca, enfim, vai depender muito do seu objetivo. Apesar de eu estar na fase de ganho, nos dias que não treino, não entra carbo!

2. Aos finais de semana eu só faço aero, porque já treino todos os músculos na semana.

3. No dia do aero, vocês podem fazer musculação, só não façam pertinho um do outro, pois a energia utilizada para repor o aero, não ficará disponível a tempo para você ter uma boa performance na academia e isso poderá elevar seu cortisol (hormônio do estresse). Com isso, ao invés de ganhar músculo, você acaba perdendo, pois ele é catabolizado.

4. Fica difícil falar em baixa intensidade, porque para alguns pode ser baixa e pra outros pode ser desgastante. O ideal é que seus batimentos cardíacos não ultrapassem os 140 BPM. Dentro disso, você pode escolher o que quiser, até brincar com o filho, passear com os cachorros, pular corda, caminhar, andar de bike, enfim, fica a seu critério.

5. Eu prefiro fazer o aero em dias alternados da musculação ou em horários bem separados. Não aconselho usar essa técnica todos os dias para o nosso organismo não se acostumar, ou seja, fazer o mesmo trabalho usando menos energia. Essa técnica tem a mesma ideia do aero pós-treino de musculação, vocês já ouviram falar, né? Ahh, importante: se quer emagrecer faça o aero depois, pois é exatamente a mesma coisa que o aero em jejum, já teremos usado toda a energia da comida ingerida antes, então vamos para o aero sem reservas de glicogênio, onde ocorre a oxidação das gorduras.

E pra finalizar, gostaria de deixar bem claro que não vai adiantar nada vocês se dedicarem ao aeróbico em jejum se a dieta não estiver 100%. Essa técnica só potencializa a sua disciplina na dieta e nos treinos.

Enfim, na internet tem várias matérias legais de profissionais conceituados como Rodolfo Peres, Paulo Muzy e Waldemar Guimarães!

Espero que tenham gostado!

Beijinhos,

Tati Guidi

45 Comentários

  1. O meu BCAA é em comprimido como faço??? Beijos

  2. Show de bola!!! Tati pelo instagran esta explicado mas pelo blog esta muito mais detalhado.
    Obrigada

  3. Parabéns Taty, amei a matéria, tirou minhas dúvidas ;)…

  4. Tati, admiro muitoooo sua disciplina!!! Parabéns pelo Blog, estou amando as dicas!! Beijos

  5. Tati, primeiro quero dizer que te amo!!!! Vc esta me ajudando tanto!!!! Vou testar esse aerobio em jejum, 6km/h por 40min é facil e se der resultado vai ser ótimo

  6. Adorei..estou fazendo aero a 10 dias e ja sinto resultados!! A musculação fica ara o finalzinho do dia!! Bjos

  7. Parabens miguxa!!!! Site concretizado. Vi agora. Sucesso pra vc!!!! Bjussssss

  8. Tati, lhe acompanho pelo insta. e to esperando mais novidades aqui no blog.
    estou anciosa pelas dicas de treino!
    você está de parabéns!

  9. Tati linda, cada dia que passa sou mais sua fã. Te sigo no insta agora tô aqui no blog tbm… Parabens tá tudo lindo!! Nossa vc não tem noção de como esta me ajudando nos treinos, dietas e tudo mais… Vc é minha inspiração!

  10. Ótimo, Tati! Super esclarecedor! Obrigada!! Atualmente faço meu aero logo pela manhã, mas não é totalmente em jejum. Tomo uma colher de sobremesa de óleo de coco + 3 cap. de BCAA + meia banana. Estou gostando e percebendo mudanças!! bj

  11. Oi tati..vc e uma verdadeira inspiração para mim..tudo fica mais fácil com tuas palavras. ..Beijo

  12. Tati
    Primeiro quero dizer que vc é uma fofaaaaaaa!
    Acho demais as pessoas que se dispõe a ajudar as outras, e vc faz muito isso! Parabens pelo site, pelo corpo, pela disciplina. Grande beijo

  13. òtima matéria, tbm estou assim, na fase de ganho.. porém com uma dieta limpa para não ganhar gordura.. afinal.. que mulher quer gordura né.. rsrs .. agora estou com uma dúvida..Depois de quanto tempo que vc termina o aero em jejum que vc faz a refeição?

  14. Mas Tati, e se a gente tá começando a treinar, e passa mal se fizer atividade física de barriga vazia? :/

    • Manu linda, começa devagarzinho então! E nao eh pra treinar em jejum, eh só um cardio em baixa intensidade pra potencializar a queima das gordurinhas!!!!! Fica com um wazymaize ou dextrose do lado! Eu nunca passei mal, mas por prevenção! Beijosssss

      • Ai que legal que você respondeu *-*
        Eu tô treinando há um tempinho já (cerca de 7 meses), mas só agora aceitei que sem dieta, não vai rolar. E que depende só de mim, mas ainda dou umas furadas sinistras! Não me orgulho, mas faço o meu melhor!
        Só não consegui ainda colocar na minha vida, sem sofrimento, os benditos dos aeróbicos xD
        Mas com um pouco de persistência, espero conseguir!
        Obrigada pelas dicas que você divide conosco, e pela atenção :D
        Beijinhos

  15. Tati, passei aqui so para dizer que voce é uma querida!
    Eu sigo seu Instagram há tempos, e acho voce uma pessoa maravilhosa, além de dar dicas ótimas!!
    Parabens pelo blog, e que voce tenha muito sucesso nessa nova etapa!
    Um grande beijo!!

    • Eriquinha lindaaaa! Muito obrigada, vou fazer o melhor q puder pra ajudar vcs! Conte comigo viu!!!!! Beijao

  16. Tati logo no principio vc escreve que faz aerobio por no minimo 6 horas, nao entendi pois logo vc menciona para ser no maximo 40 min!
    Vc pode me esclarecer?
    Um bj

    • Desculpe!
      Agora entendi…. O jejum é de no minimo 6 horas!!!
      Valeu!

      • Isso gatona, 6 horas em jejum pra iniciar o cardio, pra ter um nível de energia baixo!!!!! Beijao

    • Marcia, o jejum é que tem que ser no minimo de 6 horas entendeu? E o aero, tem que ter maximo de 40 min de duração e minimo de 20 min. Mais do que 40 min, há queima de tecido muscular, menos de 20 min, é perda de tempo! beijaooo

  17. Tati, mesmo não estando em jejum os batimentos tem q ficar em uma faixa de 140?? Aquela fórmula da idade e os batimentos n interfere??

  18. Você faz aero quantas vezes na semana? Vou conseguir resultados se eu fizer somente no sabado e domingo? Parabéns pelo blog!! Beijos

  19. Parabens minha querida tati . Que Deus abencoe voce em mais uma etapa. Beijo

  20. Será que ao invés de BCAA posso tomar Xtend?

  21. Esta de parabens Tati!! Nunca fui de ficar seguindo pessoas na web pra dicas, mas voce estou seguindo e leio quase tudo que vc posta com maior prazer e interesse!!! Estou adorando seu novo blog e sempre dou um “espiadinha” no seu instagram!! Ta um maximo!!!!bjs

  22. Oi Tati,

    Você não falou quantos minutos depois do AEJ pode comer?
    Beijoss

    • Olá Cíntia,

      Uns 30 min dps do AEJ… Beijos, espero ter ajudado!

  23. Eu tomo cápsulas de bcaa no caso tenho que tomar 15 cápsulas? Toma bcaa depois?

  24. Tati,
    Vc pode também colocar no seu blog o seu treino de força com hipertrofia que vc estava fazendo com o Ziad…o pessoal vai gostar. bjsss

  25. Muito show essa materia!

  26. Oii Tati, tudo bem ?
    Tenho uma duvida , só tenho tempo de fazer o aerobico a noite junto com a musculação…dá para fazer aero mesmo a noite em jejum ?! E quando terminar o aero e for para musculação nesse intervalo toma um Shake por exemplo…beijuh

  27. Amei a dica do aero após o treino! Bjs

  28. Tati linda quando você faz pós treino por 15 minutinhos geralmente você caminha ou pedala, sem corridas é isso?
    beijos

  29. Melhor blog !!! Começou faz pouco tempo e ja ta em um dos meus favoritos !! Parabens pelo trabalho e por nos inspirar cada dia mais !!! Bjss linda

  30. Tati! Adoro seu instagram e você me ajuda de uma forma que não tem ideia! Queria uma opinião sua.
    Meu nutri NÃO é a favor do aej, mas como vejo muito resultado, faço assim mesmo. Quando não da, faço HIIT após a musculação, mas ele pediu que antes do aerobico eu tomasse waxy maize (que é o carbo de absorção rápida), e não to vendo resultado!! Kkk voce acha que esse carbo antes do aerobico esta prejudicando? Pois o estoque de glicogenio foi reposto?
    Parabéns minha linda! Obrigado por toda a ajuda que nos da!
    Super beijo!

  31. Estou adorando, mas da uma mega fome kkkkkk

  32. Oi Tati descobri seu site recentemente e era tudo que precisava. Vou começar a malhar e essa dica da corridinha foi tudo! Vou fazer e depois te falo o resultado. Estou fazendo seu Salgado Maromba, amei!
    Parabéns mesmo pelo seu trabalho aqui no site, seu tempo dedicado, sua determinação com certeza motiva e ajuda muita gente.
    Bjs

  33. Oi Tati, vc é linda, uma inspiração mesmo! Parabéns pelos resultados, força de vontade e também pelo carisma e carinho com o qual trata a todos :) Tenho uma dúvida: na dica nº 5 desse post, vc diz que o aero em jejum tem a mesma ideia do aero pós treino… Gostaria de saber se após a musculação o aero não estressa demais o músculo, ou qual a intensidade/duração ideal para caminhar ou correr após o treino sem que ocorra o estresse… É possível correr após o treino de membros superiores, por ex? Obrigada minha flor, bjocas!

  34. Tati, quero muito tentar essa técnica, porém o horário que tenho para treinar é pela manhã, quando acordo, por volta das 07:00 horas. Quando você diz para não fazer o aero muito juntinho do treino de musculação, você sugere quanto tempo de intervalo entre um e outro? Ou no meu caso seria melhor mesmo fazer o treino de musculação e dia sim/dia não fazer 40 min de esteira a 6km após o treino? Agradeço desde já pelas dicas, beijinhos!

  35. Tati, posso tomar agua morna com limão antes do AEJ?
    E o suco verde fica pra depois do aerobico ou tomo antes?
    bjinhosss

  36. Eu tomo suco verde toda manhã em jejum. Então como faço com o aeróbico? Beijo.

  37. Oi Tati! Eu tomo suco verde em jejum, toda manhã. Como eu faço

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