Menu Principal
TwitterRssFacebook
Categorias

Publicado em 10 dez 2013 em Dicas de Treino | 2 comentários

A importância da musculação e os diferentes tipos de treino

A importância da musculação e os diferentes tipos de treino

Por Dri Saudável ( Adriana Ribas)

A musculação é uma das atividades mais importantes e que proporciona um trabalho completo e harmonioso no corpo, seus benefícios são inúmeros tanto para a saúde quanto para a estética.

Mas para obter os resultados desejados, é preciso ter um planejamento e adequar o treino de acordo com perfil, nível e objetivo. Um acompanhamento profissional é importante para manter um treino eficiente e seguro, principalmente para iniciantes, onde pode ocorrer risco de lesões se for feita de maneira errada.

Os tipos de treinamento que segue abaixo, vai ajudar você a escolher melhor o treino de acordo com o objetivo e respeitando o seu nível de condicionamento.

Treino de Resistência muscular

Baseado em conjuntos de exercícios com número menor de séries ( de 2 a 3 séries) e maior número de repetições (pode variar de 15 a 20 repetições). Mantém um tempo de descanso entre 30 segundos a 1 minuto entre as repetições, e com a carga  mais leve e moderada (até 65% de 1RM) para conseguir executar os números de repetições estabelecidos com velocidade de execução moderada.

Treino geralmente aplicado para iniciantes ou destreinados, pois permite que o aluno consiga aprender executar melhor os movimentos e se adaptar a modalidade sem se machucar.

Mantenha uma frequência de treino de 2 a 3 vezes por semana para cada grupo muscular.

Treino de Hipertrofia muscular

Trabalho de aumento da massa muscular, que depende da reposta de resultado de cada pessoa e da intensidade do trabalho.

Treino com 3 séries ou mais e  repetições de 6 a 12 com carga moderada a pesada (67% a 85% 1RM), descanso menor de 1 e 30 segundos, execução lenta dos exercícios e intervalo de 2 a 3 dias entre os treinos.

Indicado para alunos intermediários e avançados, sendo essa diferença determinada pela intensidade do treino.

Força muscular

Treino para ganho de força, executados com cargas altas em treinos intensos e adequados, com a capacidade de executar a força máxima para um determinado movimento.

Treino com 4 séries e  repetições inferiores a 6, com carga super alta (superior a 85% 1RM), com velocidade lenta da execução dos exercícios, descanso de mais ou menos 3 minutos entre as séries e intervalo de 2 a 3 dias entres os treinos.

Treino indicado para avançados.

Potência Muscular

Está relacionada com a força e a velocidade, executando o movimento com maior força ou velocidade para atingir a maior potência.

Pode ser feito com séries de levantamento de peso ou  movimentos aeróbicos com o maior número de movimentos.

Com 4  séries ou mais  e repetições inferiores a 10, pesos de moderados a alto (30% a 90% de 1RM), com execução rápida dos exercícios, descanso maior de 3 minutos entre as séries e  intervalo de 2 a 3 dias entre os treinos.

Treino indicado para avançados e atletas que desejam aumentar sua potência
muscular.

Respeite seu condicionamento físico começando com os treinos indicados para o seu nível. Siga um planejamento de treino tendo foco e disciplina para alcançar seus objetivos com qualidade e de maneira saudável e segura.

Bom Treino!

Adriana Ribas - @drisaudavel
Educadora Física

2 Comentários

  1. Olá! Eu adorei a postagem, mas não consegui identificar o treino melhor para quem quer perder medidas trocando gordura por massa magra. Obrigada!

  2. Olá. Meu professor me disse que todo treino de musculação gera ganho de massa, e então que dizer que tantas séries ou tantas repetições são para hipertrofia ou definição caiu por terra. Pq então essas diferenças descritas no post? Pode me explicar? Sou leiga no assunto. Abraço.

Participe! Comente:

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>